A hipnose no tratamento do TOC

Tempo de leitura: 2 minutos

Listen to this article
A hipnose no tratamento do TOC
A hipnose no tratamento do TOC

A hipnose no tratamento do TOC

O transtorno obsessivo compulsivo, conhecido como TOC, é um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela presença de crises de obsessões e compulsões. O paciente que sofre de TOC tem sua mente constantemente invadida por ideias, pensamentos e imagens ruins, e precisa reagir sempre da mesma maneira, com rituais estabelecidos por ele próprio, para aliviar a ansiedade, sob pena de “algo terrível lhe acontecer”. A ocorrência desses pensamentos, e dos consequentes rituais, tende a ser agravada com o passar do tempo, transformando-se em verdadeiros obstáculos para uma vida familiar ou em sociedade.

O que é TOC?

Em geral, os pensamentos que invadem a mente dos pacientes de TOC são relacionados a limpeza, checagem, organização, simetria, contagem, entre outros. Exemplos clássicos são as pessoas que passam o dia todo limpando a casa; que contam as lajotas enquanto pisam; que passam o tempo todo ajeitando quadros e objetos; que tem pensamentos agressivos relacionados com doenças, morte ou acidentes etc. O transtorno pode ser subclínico, quando os rituais não chegam a atrapalhar a vida do paciente, ou grave, quando as obsessões só passam diante do ritual que alivia a ansiedade.

O tratamento deve ser feito exclusivamente com remédios? A Hipnose pode ajudar no tratamento?

O tratamento para o TOC deve começar assim que o paciente receber o diagnóstico, o que costuma acontecer cerca de nove ano depois de ter manifestado os primeiros sintomas. O médico é que irá definir que tipo de tratamento utilizar, o que dependerá muito da gravidade do transtorno. Em alguns casos, são receitados remédios como antidepressivos, mas em muitas situações o paciente é encaminhado para terapias como a hipnose, que se concentra em reprogramar a mente do indivíduo, tirando dela todos os registros relacionados a doença. A hipnose é indicada ainda para casos em que o transtorno não chega a atrapalhar a vida do paciente, como forma de prevenção para que o problema não venha a se agravar.

Talvez lhe interesse também:

E se precisar de ajuda, você poderá agendar seu atendimento presencial ou online, ou ainda adquirir uns dos produtos de minha loja. Tudo para que você possa mudar seus hábitos e adquirir mais saúde.

Tem dúvidas? Me chame no whastapp 48 98829.9058

Abraços

Hipnólogo Fabiano Amorim

Agora que já sabe como funciona, que tal começarmos seu tratamento

Atendimentos Online ou presenciais

Agendar meu tratamento com o especialista em Hipnose

6 Comentários


    1. Oi Daniel
      Não sei qual o seu caso, mas a hipnose serve como tratamento coadjuvante para inúmeros casos.
      Caso não ache no blog, pode me chamar no whats e veremos o que posso fazer para te ajudar
      Abraços

      Responder

  1. Oi Fabiano. Minha neta foi diagnosticada com Toc há um ano. Há seis meses toma duas medicaçoes. Tem 11 anos. Como a hipnose pode ajudá- la? Moramos em Salvador.

    Responder

  2. O meu filho precisa de ajuda tem 24 anos e sofre de toc, ultimamente agravou-se condiciona-lhe a vida com rituais constantes. Pf preciso de ajuda

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.