O que é hipnose e como funciona?

Tempo de leitura: 4 minutos

Listen to this article
O que é hipnose e como funciona

Não irei me prender a termos técnicos e científicos em relação à hipnose, até porque este não é o objetivo do texto. Perdoem-me os nobres colegas que trabalham com as diversas técnicas de hipnose, por tratar com tanta simplicidade na sua definição. Para as pessoas que não possuem o conhecimento da técnica e dos fenômenos causados por ela, a  hipnose é um processo natural e sem contra indicações, desde que aplicada por profissionais.

Quando me refiro a profissionais, cito médicos, terapeutas, psicólogos, e incluo também  apresentadores, que fazem uso da hipnose de palco. Porém vale ressaltar que estes últimos, na maioria das vezes, não realizam a hipnose clinica, ou seja, para fins terapêuticos. A hipnose de palco serve para demonstrar os fenômenos que a hipnose é capaz de produzir, como  a catalepsia e analgesia.

O que é Hipnose? Qual sua finalidade?

Já a hipnose para fins terapêuticos, tem como finalidade tratar problemas de saúde que o indivíduo possa ter, e que seja possível o seu tratamento, através da sugestão. Para que a hipnose tenha êxito, é necessário que haja uma relação de confiança, entre o hipnotizador e o paciente. Através desta relação, que chamamos de “rapport”, o hipnotizador pode trabalhar suas sugestões no inconsciente do hipnotizado, sem que este apresente resistência aos comandos. Costumo dizer aos meus pacientes que a hipnose depende muito mais deles do que de mim. E isso é a mais pura verdade. Se o paciente não quer ser hipnotizado, ele não será. Se não houver o rapport entre nós, em hipótese alguma irei conseguir algo.

Saiba mais sobre a hipnoterapia …

É normal termos medo do desconhecido, e quando se trata de algo como a hipnose, na qual muitas informações errôneas são divulgadas, nosso medo se torna ainda maior. Mas como disse acima, a hipnose é algo totalmente natural. O indivíduo apenas mantém sua concentração em algo e lhe é sugerido um relaxamento de todo o corpo e mente. Um relaxamento profundo na qual se aproxima e se assemelha ao sono fisiológico.

Ao se atingir este relaxamento, o aprofundamos cada vez mais com comandos e sugestões, para que possamos trabalhar os comandos e direcioná-los ao tratamento do indivíduo. Estes comando e sugestões se tornarão gatilhos que serão executados por eles diante de situações, como por exemplo, sentir enjoo ao querer acender um cigarro. Durante toda a sessão ou transe o indivíduo permanece consciente e em estado de vigília.

Talvez você goste também de:

Vale aqui definir que o transe nada mais é do que um estado de concentração elevado, onde o indivíduo se encontra totalmente focado, concentrado e que não apresenta resistência aos comandos, aceitando todas as sugestões dadas para auxiliá-lo. Não há possibilidade neste estado de a pessoa fazer algo que não queira, como algo que irá ferir sua moral ou suas convicções.

No entanto não há necessidade de se atingir o transe para que a hipnose funcione. Hoje a hipnose moderna se assemelha mais com a comunicação efetiva do que com as antigas técnicas clássicas, onde o hipnólogo de forma imperativa dava comandos ao cliente. A sugestão e metáforas, são vistas com maiores eficiências sobre as técnicas antigas. Porém ambas funcionam, uma mais outra menos. O hipnoterapeuta é a pessoa ideal para avaliar cada caso, e decidir a técnica que será usada.

Na página de dúvidas de nosso site há um apanhado de perguntas comuns aos que estão tendo o primeiro contato com a técnica, deixando muito claro que a mesma, desde que utilizada por profissionais preparados, não apresenta risco algum ao indivíduo.

Saiba mais…

Visite a minha páginas de dúvidas: FAQ – Dúvidas frequentes.

Tem dúvidas ainda? Me chame no whastapp 48 98829.9058

Abraços

Hipnólogo Fabiano Amorim

 

Texto atualizado – em 12/08/2021

Olá! Agora que já sabe como funciona, que tal começarmos seu tratamento

Atendimentos Online ou presenciais

Agendar meu tratamento com o especialista em Hipnose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.