As 3 principais técnicas de hipnose usadas no tratamento clínico

Tempo de leitura: 4 minutos

Listen to this article
Hipnólogo Fabiano Amorim – Especialista em Hipnoterapia e PNL

As 3 principais técnicas de hipnose usadas no tratamento clínico + Plus 2021

A hipnose clínica, ou seja, a hipnose realizada em consultório por um profissional capacitado, pode seguir diferentes metodologias ou conceitos, dependendo da linha de trabalho do hipnólogo. Hoje, vamos apresentar as três linhas mais conhecidas e suas principais características:

            Hipnose condicionativa:

Criada e patenteada por Luiz Carlos Crozera, a hipnose condicionativa é uma técnica usada para livrar a mente do paciente de bloqueios que interfiram diretamente em sua saúde física e emocional.

Nessa técnica, é feito um relaxamento corporal profundo, para que o paciente tenha uma diminuição da sua frequência cerebral e, com a mente mais pura, possa ser conduzido pelo hipnólogo até os registros traumáticos que o acompanham. Nesse ponto, o profissional retira a carga emocional registrada, desassociando o trauma à determinada situação.

Saiba mais sobre a hipnoterapia …

Ao voltar do transe, o paciente já tem uma importante alteração comportamental frente aquilo que lhe causava angústia. Assim, o hipnólogo passa a utilizar a sugestão pós-hipnótica, técnica que executa os comandos inseridos durante o transe, com o objetivo de atingir os melhores resultados possíveis. Na hipnose condicionativa, o paciente não interage com o hipnólogo.

            Hipnose Eriksoniana:

Nessa técnica de hipnose clínica, descrita pelo psiquiatra norte-americano Milton Erickson, o paciente é sugestionado a buscar dentro de si novas aprendizagens que levem a uma reformulação dos pensamentos e das verdades. Assim, o paciente é conduzido ao transe e sugestionado a reviver, de forma metafórica, a situação que lhe causa dor e sofrimento, porém com desfecho completamente diferente, objetivando que o trauma seja esquecido.

A ideia não é modificar o que foi vivido, mas sim dar outras respostas aos traumas, já que acredita-se que o paciente tenha dentro de si todos os recursos necessários para resolver seus próprios problemas.

Entenda como a hipnose pode ajudar …

        Hipnose Clássica:

Praticamente em desuso, por apresentar resultados menos eficientes do que as outras metodologias, a Hipnose Clássica consiste em buscar na memória do paciente os fatos que lhe tragam sofrimento, fazendo com que ele entenda que aquilo faz parte do passado e não deve mais atingir o presente.

Porém as induções clássicas ainda são usadas por muitos hipnoterapeutas, principalmente a de David Elman. Por ser mais fácil para quem está começando com hipnoterapia, leva facilmente o cliente a um estado de transe.

Plus (2021)

        PNL – Programação Neuro Linguística:

A programação Neuro linguística são um conjunto de técnicas desenvolvidas por Richard Bandler e John Grinder na Califórnia, na década de 70, após estudo e análise de alguns terapeutas famosos, entre eles Milton Erickson (já citado acima).

Estas técnicas de comunicação, quebraram a barreira da hipnoterapia, onde até então era necessário o transe para se obter resultados expressivos. Passou então a temos técnicas que conciliadas ao relaxamento, a hipnose, complementaram o tratamento e enriqueceram as formas de tratar diversos males psicológicos. Além de levar a hipnoterapia a outros mundos como o coach, o motivacional de atletas entre outros.

Particularmente eu utilizo em meus atendimentos um método próprio, que concilia Hipnose Ericksoniana e PNL. Costumo dizer e demonstrar aos meus clientes, em nossas primeiras sessões, que aplicarei técnicas, e que nem sempre será necessário fechar os olhos e relaxar, pois afinal a única coisa que é necessário para que possamos acessar nossa mente é da imaginação. Assim sendo, podemos fazer de olhos abertos, a qualquer momento. Procuro ainda ensinar auto hipnose de forma simples e prática, para que meu cliente possa obter essa fantástica ferramenta, e a use m qualquer lugar e a qualquer hora.

Dentre os tratamentos mais comuns da hipnoterapia, estão o tratamento para crises de ansiedade, depressão, fobias, TOC, emagrecimento, parar de fumar, motivacional, parar de procrastinar, melhorar a performance nos estudos e para atletas e superar traumas.

Gostou? Deixe seu comentário

Se precisar de ajuda, você poderá agendar seu atendimento presencial ou online, em minha agenda abaixo, ou falar comigo no whats.

Abraços

Hipnólogo Fabiano Amorim

Texto atualizado – 11/08/2021

Olá! Agora que já sabe como funciona, que tal começarmos seu tratamento

Atendimentos Online ou presenciais

Agendar meu tratamento com o especialista em Hipnose

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.